A citopatologia analisa as células do corpo retiradas através de métodos não invasivos (punções, aspirações, esfregaços e líquidos cavitários) para determinar a natureza e causa de uma doença. Por não contar com a estrutura íntegra do tecido, este tipo de exame exige cuidados pré-analíticos sofisticados e avaliação por profissional experiente.

Citopatologia ginecológica – Também conhecido como Papanicolaou, é o exame utilizado para Prevenção do câncer de colo de útero. Tradicional ou em meio-líquido, este exame recebe atenção de equipe especializada no IAP, desde a coleta nos consultórios e clínicas, o processamento pré-analítico e analítico, além de um cuidadoso processo pós-analítico de avaliação da qualidade diagnóstica, através de indicadores que são comparados com índices nacionais e internacionais. Estes resultados podem ser personalizados para cada médico, através de relatórios periódicos, que facilitam o monitoramento dos seus casos alterados.

Citopatologia não-ginecológica – Inclui ampla variedade de espécimes incluindo punção aspirativa (PAAF de tireoide, linfonodos, cistos), punções ecoguiadas (nódulos pancreáticos, subepiteliais gástricos), descargas espontâneas (mama), fluidos cavitários (líquido pleural, peritoneal, líquor, citologia urinária), entre outros. Sempre que possível e indicado, o material é processado adicionalmente em cell-block, disponibilizando tecido adicional para imunohistoqímica.